GLOVIS Brasil inicia no dia 21 de junho as férias coletivas

O período de férias é muito esperado pelos profissionais, mas ainda gera muitas dúvidas sobre quais são os direitos do trabalhador e do empregador. “As férias são períodos de descanso e para ter direito é necessário trabalhar por 12 meses consecutivos, o que é chamado de período aquisitivo”.
Depois desse período de 12 meses de trabalho, o empregado conquista o direito a 30 dias de férias com salário integral acrescido de um terço.
De acordo com a legislação brasileira conceder férias coletivas é uma opção do empregador e assim como o período de férias individual, as férias coletivas podem ser concedidas em 2 períodos distintos, sendo cada período de no mínimo 10 (dez) dias e no máximo 30 (trinta) dias. O funcionário que tiver menos de 12 meses na empresa deverá gozar, na oportunidade, férias proporcionais ao seu tempo de casa.
Conforme o artigo 133 da Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), caso o colaborador tenha ficado afastado do trabalho pela Previdência Social em função de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 6 meses, mesmo que descontínuos, o memso pode perder o direto de tirar férias. Nesse caso a Justiça entende que o trabalhador já obteve o período de descanso, assim não haveria obrigação por parte da empresa em conceder novo descanso.
As faltas podem reduzir o período de 30 dias de férias, segundo o artigo 130 da CLT. Veja a proporção:
– até 5 faltas: 30 dias de férias
– 6 a 14 faltas: 24 dias de férias
– 15 a 23 faltas: 18 dias de férias
– 24 a 32 ausências: 12 dias de férias
A GLOVIS BRASIL LOGÌSTICA concederá férias coletivas no total de 19 dias entre o período de 21/06/2017 à 09/07/2017, com retorno ao trabalho no dia 10/07/2017. Os setores envolvidos são: Pátio; Pátio de Container; TP; Qualidade; Logística Interna e Segurança.
As férias individuais para os colaboradores dos departamentos que não entrarão em férias coletivas, devem ser discutidas com as respectivias gerencia.
Comunicação GLOVIS A4 - PEOPLE - FERIAS COLETIVAS